Como escolher meu bouquet?

Como escolher meu bouquet ? Ele precisa combinar com a decoração? Cascata, redondinho ou desestruturado? Colorido ou de uma só cor?

Olá noivas, sabemos que o bouquet é um dos acessórios mais importantes para a noiva, então hoje vamos falar um pouco sobre esse ítem importante, significativo e bonito. Vou tentar abordar algumas informações que espero ser úteis na hora da sua escolha.

Como escolher meu bouquet?

Para chegarmos a algumas conclusões, primeiro vamos começar falando um pouco do histórico dele:

A tradição do bouquet

O costume da noiva levar um bouquet (ou buquê) começou na Grécia Antiga. Os bouquets eram constituídos por ramos de ervas e alho para garantir uma união duradora e atrair bons fluidos. Na Roma antiga, era comum a noiva levar um ramo de ervas, significando fidelidade e fertilidade. Na Polônia, no século XVIII, o bouquet costumava ser salpicado com açúcar para adocicar o temperamento das noivas.

Recentemente, as superstições acerca desse acessório já não existem e as ervas foram substituídas por flores e folhagens; inicialmente era somente uma flor, depois os bouquets passaram a ficar bem mais cheios. E Atualmente, os bouquets têm diferentes flores, formatos e cores, segundo o gosto e a personalidade da noiva.

Significado das flores

Muitas noivas escolhem seu bouquet de acordo com o significado ‘simbólico’ das flores. Então aí vai uma ajudinha:

1. As tulipas representam elegância e sensibilidade.
2. As margaridas são símbolo da virgindade e da inocência.
3. O girassol representa força e integridade.
4. A rosa simboliza paixão.
5. O jasmim significa sorte e alegria.
6. A gérbera representa alegria, pureza e simplicidade.

Escolhendo o bouquet ideal

Os bouquets podem ser convencionais ou modernos, seguindo tendências; minimalistas ou não. Podem ser artificiais,  naturais ou mistos, grandes ou pequenos, redondos, cascatas ou desestruturados.

Atualmente tem sido tendência colocar no bouquet não só flores, mas também suculentas, folhagens como eucalipto e outras, bem como alguns ramos desidratados como por exemplo, espigas de trigo seco. Normalmente esses bouquet são um pouco mais desestruturados.

É muito importante levar em consideração o modelo do vestido e o perfil da noiva. É importante que o tamanho do bouquet seja proporcional ao tamanho da noiva. Exemplo: Se você é uma noiva baixinha, o ideal é não apostar em bouquets no modelo cascata, grandes. Se você for uma noiva mais alta é preferível não escolher um bouquet muito pequeno.

Se o vestido eleito não tiver muitos detalhes e brilhos, o bouquet pode ser mais ousado. Se o modelo escolhido tiver muitos bordados e pontos de brilhos, o ideal é apostar em um bouquet que seja mais contido e discreto.

Lembre-se que o bouquet sem dúvida aparecerá na grande maioria das fotos do seu casamento, portanto é uma escolha muito relevante.

O bouquet deve combinar com a decoração?

A noiva não faz parte da decoração; então não é obrigatório que o bouquet dela combine com as outras flores. O ideal é que o bouquet combine com o ambiente. O casamento será realizado onde? Na igreja, em um salão de festas, na praia, no campo? O bouquet precisa estar em sintonia com o ambiente.

A cor e as flores dependem do gosto e personalidade da noiva. Se a noiva for mais tradicional provavelmente vai optar por um bouquet mais convencional, em contrapartida se a noiva for mais extrovertida talvez escolha um bouquet  colorido e diferente.

Enfim, o ideal é o bouquet ornar com o vestido e a personalidade da noiva

Conselhos sobre o bouquet

  1. Para conseguir flores mais baratas e fáceis de encontrar fique atenta à época do ano e escolha flores da época.
  2. Tenha cuidado com as flores, pois elas podem deixar manchas ou nódoas no seu vestido (Polén é encontrado nos miolos de algumas flores como o lírio, é preciso removê-lo antes da montagem do bouquet para não manchar seu vestido. Também deve-se tomar cuidados com flores que sejam artificialmente tingidas). 
  3. Se o bouquet for entregue um dia antes do casamento, coloque na água e depois seque, afinal você não quer molhar seu vestido.
  4. É importante que o bouquet não seja difícil de carregar. É bom que a noiva se sinta confortável ao segurá-lo,  dando a impressão de que este acessório faz parte do seu look.
  5. Ao entrar na igreja lembre-se que o bouquet deverá estar mais ou menos ao nível da cintura.

Segue abaixo algumas fotos para inspirá-las em sua escolha:

bouquet de casamento bh (6)

bouquet noiva

bouquet tulipa

Créditos pelas fotos – Algumas fotos são minhas e algumas do Pinterest

Veja também o post Acessórios para Noivas

Veja o Post que te ajudará a escolher seu vestido

Acho que vão gostar das sugestões. Beijo e até o próximo post.

Você também pode gostar...