Noivas e noivos nest post vamos falar sobre casamento ao ar livre, mais especificamente sobre casamento no campo. Vou dar algumas dicas.
Sabemos que o casamento ao ar livre pode ser tanto no campo como na cidade, desde que o espaço tenha uma área externa com muito verde. Ele é mais simples por ser tudo no mesmo local: a cerimônia e a festa, porém ao contrário do que muitos pensam esse casamento tem suas particularidades e precisa ser bem planejado para que tudo fique lindo. Então vamos lá.
Casamento ao ar livre
Casamento no campo
Vestido
Assim como o casamento na praia, o casamento no campo pede vestidos mais leves e de tecidos mais fluídos. Um estilo que está fazendo muito sucesso entre as noivas é o estilo boho chic que une um ou mais desses elementos: rendas como guipir, chantilly, africana ou francesa, junto com tecidos como chiffon, musseline de seda, etc. Os bordados devem ser leves em tons foscos sem brilho ou pedrarias. E os modelos geralmente românticos e nada exagerados.
Penteado
Aposte em penteados mais desestruturados. Cabelo solto com algumas ondas e uma coroa de flores fica lindo. Outra opção são as tranças: podem ser embutidas ou espinha de peixe; são românticas e ficam charmosas. Cabelo parcialmente solto com arranjos mais naturais ou presos em coques mais soltinhos também ficam bem bonitos.
Calçados
Para os pés temos pelo menos duas opções:
- Escolha uma rasteirinha que combine com seu estilo e seu vestido. Rasteirinhas com pedrarias são bonitas e não tiram o glamour do look.
- Se você é daquelas que o coração bate mais forte por um salto alto, aposte em um salto mais grosso para não incomodar afundando o tempo todo.
Sempre tenha em mente que seu sapato deve ser confortável e não pode atrapalhar sua caminhada.
Noivo
É claro que a escolha depende muito do estilo do noivo. Porém as opções que mais tem sido usadas são: terno claro em vários tons e camisa branca. Os tecidos devem ser tecidos leves ou linho. Podem ser feitas combinações de cores diferentes da calça com o blaser. Alguns optam por não usar blazer e sim camisa clara, gravatinha borboleta e suspensório. Outros optam também por usar tênis ao invés de sapato. Fica bonito e em harmoniza com o ambiente.
Convite
Um casamento no campo remete a romantismo. Então o convite, pode ser impresso em papel kraft que traz um ar mais rústico, ou em papel de semente (para o convidado plantar o “amor dos noivos” depois). O envelope pode ser feito de renda, papel rendado, com texturas ou estampas florais.
Decoração
A decoração para casamento ao ar livre mais usada é de estilo rústico-chique. O legal de fazer um casamento ao ar livre é a economia com a decoração, uma vez que pelo fato de já ter muito verde nesses locais, como gramados, árvores, flores e plantas, lagos, por do sol, etc; então nesses ambientes são usados muito menos arranjos florais, pois os elementos presentes no local já compõe uma decoração natural. Usar móveis de madeira rústica ou de demolição fica muito bonito, com um ar retrô. Pode-se colocar plaquinhas de madeira ou mdf pintadas com palavras que são qualidades desejáveis em um casamento ao longo de todo caminho, espetadas na grama, presas nas árvores, em vasos, em arranjos flutuantes de piscina, etc. que ficará muito bonito. Se o casamento for acontecer no final da tarde, aposte em velas, luzinhas, varal de lâmpadas, luminárias japonesas, etc.
Outra opção muito usada por alguns decoradores e que remete ao clima de fazenda é usar itens decorativos da roça mesmo, como escada de madeira com flores, bolachas de troncos de árvores nos arranjos de mesa, cestaria, caixotes de madeira, cordas e bolas de sisal, regadores, gaiolinhas etc; esses ítens espalhados pelo ambiente combinam muito bem. Também pode-se fazer cordões com dobraduras de origami para serem pendurados na madeira aparente de telhados, fica lindo. Algumas decoradoras gostam de usar frutas para agregar na decoração e funciona muito bem!
Use arranjos florais de diferentes tamanhos para deixar o ambiente mais aconchegante. As opções de flores para casamento ao ar livre podem ser: Flores do campo, áster, crisântemos, dálias, lysiantus, gérberas, margaridas, lavanda, proteas, suculentas, etc. Podem ser usadas também variadas e folhagens, naturais ou desidratadas, como por exemplo: Capim dos pampas, folhas de Latânias, Costela de Adão, dentre outras. Essas combinações podem ser usadas em arcos ou círculos de flores junto ao altar.
Pode abusar do branco pois orna com qualquer ambiente em qualquer horário, mas você pode apostar também na sua paleta preferida de cor. Com certeza seu casamento vai ficar um casamento de sonho!
Menu
Seja criativo! Se você é do estado de Minas Gerais, uma boa opção num casamento ao ar livre é a comida de boteco posicionada num cantinho mineiro: queijos variados em cubos, pães de queijo recheados, torradinhas ao molho de azeite e nozes, torresmo, mandioquinha ou batatas fritas, feijão tropeiro são muito usados. Mas se você mora em qualquer outro lugar, pode optar por um menu de comidas típicas da sua região. Ou pode também optar por um menu composto de opções tradicionais como: saladinhas frias de entrada, salgadinhos, e o tradicional prato quente.
Vidros com águas saborizadas com hortelã, laranja, canela, etc também são uma boa pedida, principalmente se o casamento for de dia e o tempo estiver quente. Para bebidas uma boa idéia são cervejas artesanais variadas ou cachaças regionais.
Invista em uma mesa de compotas diversificadas, doces típicos como pés de moleque, rapaduras, doces de frutas cristalizadas, bolos caseiros, etc. Mas também pode ser colocados doces caramelizados, rocamboles, e bem casados. O bolo pode ser de doce de leite que combina com a temática e é delicioso!
Lembrancinhas
Para as lembrancinhas tenho três sugestões que podem ser uma boa pedida:
- Plantas em mini vasinhos, mudinhas de suculenta, de pimenta ou de ervas são fofas e úteis.
- Aromatizante com aroma de lavanda, alecrim, lima da pérsia ou de qualquer outro elemento natural.
- Saquinhos com o nome do casal gravado cheios de suspirinhos ou outro docinho em cubos.
Estação do ano
Um dos maiores medos ao se escolher casar ao ar livre é a chuva! Vivemos em um país tropical, então não há como garantir que não vá chover. Diferente da praia, é mais fácil ter um espaço coberto na fazenda. Evite se casar ao ar livre no verão, a menos que tenha um plano B, como tendas protetoras, ou um espaço anexo à área externa que possa ser usado para a cerimônia em caso de possíveis surpresas relacionadas ao tempo.
Esses casamentos são preferencialmente realizados no inverno, primavera ou outono, pois as temperaturas são amenas, chove menos, o que deixa tudo mais confortável. Se tomar os devidos cuidados nos preparativos, seu casamento ao ar livre tem tudo para se parecer como uma cena de filme
Música
A música é um dos pontos altos de toda festa. Vai ter música ao vivo? Nesse caso é necessário pensar onde os músicos ficarão posicionados: num pergolado com tablado, na grama ou em outro lugar? O gênero musical vai de acordo com a preferência e o estilo do casal, por isso é preciso decidir se vai ser banda, DJ, ou música ambiente.
Converse com seus músicos para definir essas preferências e ficará tudo como você sonhou.
Capriche, olhe cada detalhe com carinho e bom casamento!
Veja também o post sobre escolha de música para o casamento. Clique aqui
Veja também o post sobre como escolher seu sapato de noiva. Clique aqui
Créditos das fotos: Algumas fotos são de minha autoria, Catarina Subotin. A maioria das fotos é do Pinterest.