DIY Decoração de casamento

DIY decoração de casamento

Olá noivas, no post de hoje vou dar algumas dicas de “DIY Decoração de Casamento”. A sigla DIY vem do inglês “Do It Yourself “, que significa “Faça Você Mesmo”.

No geral, os custos que envolvem um casamento são altos, mas é possível fazer uma decoração bonita gastando pouco. Se você sonha com um casamento inesquecível com um orçamento que cabe no seu bolso continue lendo este post para conferir as dicas.

No geral, para todas as sugestões que darei nesse post minha dica é: confira vídeos de DIY no youtube, alguns canais são bem úteis e ensinam de forma simples como fazer sua própria decoração.

 

Planejamento

A chave para quase todas as coisas é o planejamento. Se organize, faça uma boa programação e se atenha a ela. Dê atenção aos detalhes e lembre-se que os componentes do casamento devem se harmonizar com seus sentimentos e sua personalidade.

Alguns noivos optam por uma cerimônia menor e mais intimista, e nesses casos a decoração artesanal combina ainda mais, pois é uma opção charmosa e econômica. As ideias são fáceis e demandam carinho, criatividade e capricho.

Atenção! Mas antes de comprar os materiais e colocar a mão na massa faça uma pesquisa, algumas vezes pode não compensar tanto no quesito financeiro quanto no tempo que você vai gastar. Mas em alguns casos, compensa muito.

 

Benefícios de investir do DIY

Criar seus próprios elementos decorativos proporciona exclusividade, e qual noivinha não gosta de decorações únicas?! E são muitas as opções: vão desde móveis até luminárias e enfeites em geral.

Hoje em dia muitas noivas optam por um casamento mais intimista e aconchegante. Cerimônias ao ar livre proporcionam um ambiente leve e encantador e nesses casos as peças artesanais combinam perfeitamente. Mas não fiquem desanimadas pensando que as peças do DIY são apenas para cerimônias ao ar livre, casamentos tradicionais também permitem uma decoração feita por você mesma (ou suas amigas, afinal um dos pontos positivos de produzir a decoração é “trabalhar” junto com as amigas/madrinhas; esses podem ser momentos divertidos e descontraídos e prazerosos que ficarão na lembrança).

Convite de casamento

Tudo começa com o convite, ele é um item indispensável, independente do preço e do estilo.
Noivas tradicionais podem optar por um convite clássico. Aposte em um kit pronto de convites (envelope + parte interna). Se desejar pode adicionar uma estampa floral, abstrata, ou alguma outra de sua preferência para a parte interna. E não pode faltar um elegante laço chanel.

Noivas que querem um casamento mais rústico podem utilizar o papel craft e substituir o envelope por charmosos papéis rendados. Para unir a renda, fechando o convite, utilize o fio de sisal. Esse estilo de convite fica delicado e romântico. Caso queira pode apostar também nas estampas florais.

Para ideias de convite para casamentos na praia, confira nosso post exclusivo sobre casamento ao ar livre clicando aqui.

DIY convite do casamento

diy convite de casamento rendado

convite de casamento

convite de casamento DIY

Noiva & Noivo

Bouquet

Não há tanto mistério na montagem do bouquet de noiva. Para isso esteja com as flores com pelo menos 48 horas de antecedência. O florista lhe dará as orientações de como conservar suas flores.

Você precisa ter em mãos:

  • Tesoura
  • Fita de cetim
  • Fita floral
  • Alguns alfinetes

Basta seguir esses passos:

1º- Corte as hastes das flores no comprimento desejado;

2º- Usando a fita floral encape bem firme os caules;

3º- Com a fita de cetim enrole bem as hastes já encapadas. Para obter um acabamento melhor, de acordo com a espessura da fita, você pode dobrar sua quantidade.

4º- Após concluir a terceira etapa corte a fita e prenda com alfinetes. Caso queira você pode fazer um laço e prender junto.

diy buquê de noiva

buquê de noiva

buquê de casamento

Coroa de flores

A coroa de flores é um enfeite de cabelo romântico e muito charmoso. É um elemento que conquistou as noivas e vem ganhando espaço. Mas cuidado, menos é mais, não faça uma coroa tão exagerada que ficará parecendo um repolho na sua cabeça. Pessoalmente, prefiro coroas mais delicadas de flores menores como o Gips (Gipsophila), são excelentes para montar coroas tanto para um ensaio pré-wedding como também para as daminhas, e fica fofo.

Para fazer sua própria coroa é preciso:

1º- Escolher as flores – para obter um resultado melhor selecione flores de tamanhos diferentes;

2º- Com um arame meça a circunferência da sua cabeça;

3º- Utilizando uma fita envolva o arame com as flores sempre intercalando flores diferentes.

diy coroa de flores noiva

diy coroa de flores

Flor de lapela ou Boutonnière

Nas cerimônias de casamento é comum que o noivo e os padrinhos carreguem um pequeno arranjo de flores em suas lapelas. Para harmonizar os elementos a dica é utilizar as mesmas flores, ou seguir o mesmo estilo do bouquet da noiva.

E para fazer esse arranjinho é bem simples.

1º- Escolha pequenos ramos de flores

2º- Junte os ramos com uma fita ou corda. O ramo mais alto fica atrás, e o de maior destaque ficará na frente – o ramo que possui flor.

3º- Complete o arranjo com ramos menores na lateral. 

modelos de flor de lapela

DIY Boutonnière

Decoração

Flores

Flor é um elemento natural que traz romantismo e muita beleza para a decoração.
Arranjo de flores na mesa dos convidados fica charmoso e é algo fácil e barato de se fazer. Ao fazer esses arranjos você pode optar por diversos modelos de garrafinhas que podem ser enfeitadas com contas ou rendinhas.

Na mesa dos doces e dos frios opte por uma decoração maior e mais elaborada. Você também pode colocar as flores em bicicletinhas próprias para decoração e em mini gaiolinhas, fica muito charmoso. 

Decoracao ID (72)

diy decoração com flores

diy arranjo de flor

decoração flores

arranjo de flor

Flor de papel

É algo bem artesanal e dependendo do estilo da sua cerimônia e do restante da decoração as dobraduras são uma aposta interessante. Para isso você vai precisar de papéis de cores e texturas diferentes, faça as flores de tamanhos diferentes.

 

Garrafas & Potinhos de vidro

Essa é uma alternativa econômica e muito fácil de fazer.
Você pode fazer as garrafas enroladas com barbante ou pintá-las. Se você optar por pintar minha dica é: utilize tinta spray, além de ser mais fácil de manusear seca mais rápido e as chances de manchar são menores. Em cada garrafa você pode colocar uma flor um até mesmo um raminho pequeno. Para ficar ainda mais charmoso use garrafas de tamanhos diferentes. Como as garrafas ficam bem lindinhas pode ser uma opção para dar de lembrança ao final da festa.
Outra dica é apostar em vasinhos de vidro, eles podem servir de pequenos aquários com velas flutuantes. Podem ser utilizados como centro de mesa, e para ficar ainda mais charmoso embaixo do vasinho coloque um espelho redondo.

Decoracao ID (27)

Decoracao ID (42)

Decoracao ID (39)

Decoracao ID (71)

diy garrafas

diy garrafas

diy garrafas decorativas

decoração com vela

Decoracao ID (173)

Mural

Fotos

Que tal fazer um lindo mural de fotos? Além de compartilhar as fotos do casal com os convidados esse mural é uma forma de personalizar o ambiente. Capriche na escolha das fotos, selecione imagens com poses criativas que encantem os convidados.
Quanto ao formato fica a seu critério, pode imitar um varal, ser em formato de árvore ou ser um mural mesmo. Mas lembre-se que precisa harmonizar com a linha decorativa do seu casamento. Algumas noivas até optam por fazer uma mesa de porta-retratos bem criativos em algum ponto da festa, também fica lindo.

mural de fotos diy

mural de fotos casamento

diy mural de fotos

Recados

O mural de recados é uma ideia bem legal, é uma espécie de atração para os convidados.

Para criar o mural use e abuse da sua criatividade. Algumas dicas são: criar uma árvore de recados ou assinaturas, fazer um álbum com fotos do casal e dos convidados e deixar um espaço para escrever a mensagem, fazer um painel de envelopes, etc.

Um dos benefícios deste mural é que os noivos podem guardar, como lembrança, os recados deixados pelos amigos e familiares.

 mural de recados corações

diy mural de recados envelope

Pallets & Madeira

Pallets, ou caixotes de feira, não são caros e nem muito difíceis de encontrar.  Eles podem ser um acessório rústico e charmoso, por exemplo, em um casamento no campo. Pode-se pintar os pallets com uma cor que combine com o restante da decoração, daí é só transformá-lo em uma linda floreira.

Ainda nessa vibe rústica, que tal utilizar um barril em sua decoração? Para dar um charme especial aposte na decoração com flores naturais.

Outra dica é transformar ripas de madeira em placas de sinalização. Você pode escrever nas plaquinhas com giz ou tinta. Além de sinalização, outra dica é escrever em cada plaquinha uma qualidade necessária em um casamento (exemplo: amor, carinho, cumplicidade, harmonia, companheirismo…). Feito isso é só pregar a placa em uma tábua na vertical e fixá-la ao chão.

 

pallets flores

diy plaquinha de casamento

diy pallets

decoração diy pallets

barril com flores diy

barril com flores casamento

Luminária

A dica é fazer uma luminária com barbante. Para isso você vai precisar de barbante e balão. Confira como é fácil nesse passo a passo.

O resultado fica incrível e você ainda pode aproveitar a luminária para decorar algum ambiente em sua casa ou presentear algum familiar ou amigas que lhe deram uma ajuda em produzir os elementos do seu casamento.

Vidros vazios também podem se tornar luminárias lindas, se você usá-los com vela dentro ou mesmo fazer uma instalação elétrica simples.

Decoracao ID (144)

luminária CIY

diy luminária

diy luminária de barbante

Kit toalete

Esse kit é algo útil para os convidados e para fazê-lo basta escolher um layout que mais combine com a linha decorativa do seu casamento.

 

diy kit toalete

Banheiro feminino:

Remédios: Analgésicos, remédios para cólica e enjôo. , band-aid, etc
Higiene pessoal e Estética: Lenços umedecidos, fio dental, enxaguante bucal e copinhos de plástico, absorvente, grampo, mini kit costura (linha e agulhas), lixa de unha, goma de mascar ou balinhas.

Banheiro masculino:

Remédios: Analgésico, Engov para quem bebe, Band-aid, etc
Higiene pessoal e Estética: Fio dental, enxaguante bucal com copinhos de plástico, gel de cabelo, goma de mascar ou balinhas.

Acessórios para fotos

Que tal deixar suas fotos bem divertidas? Para isso você pode fazer plaquinhas com frases – bordões do momento, trecho de música e frases que combinem com o universo do casamento.

Pode apostar também em acessórios como óculos, boquinha, bigode…. Para fazer é só imprimir o molde em um papel comum mesmo, daí você usa o molde para desenhar sobre o material escolhido (EVA é um ótimo material para se fazer boquinhas, pode ser com gliter e para o bigode pode ser sem), recorte e depois é só fixar em palito atrás de cada um e colocar com cola quente.

Outra dica é produzir molduras para foto, para isso você pode utilizar papel para scrapbook, papel cartão ou até mesmo papelão. Você pode personalizar sua moldura por colocar seu nome, o nome do seu noivo e a data do casamento. Ou se quiser incrementar ainda mais, compre uma moldura de madeira ou mdf simples e cole nela meias pérolas para dar uma valorizada.

Essa ideia das meias pérolas, também pode ser utilizada em Letras iniciais dos noivos. Fica lindo e de bom gosto. Algumas noivas também colam essas pérolas em bolas de isopor que serão usadas com as alianças ou mesmo em recipientes em formato de coração. Procure no youtube por tutoriais com idéias para porta-alianças.

 plaquinhas de foto

moldura de foto casamento

moldura foto

plaquinhas de foto diy

placas de casamento diy

diy acessórios de casamento

Lembrancinhas

Em todas as lembrancinhas coloque um cartão de agradecimento pela presença de seus convidados.

 

Mini Jardim

Uma ideia de lembrancinha charmosa são mini vasinhos com plantas, uma boa opção são as suculentas que são bonitas, se adaptam bem a qualquer lugar e são resistentes.

     mini jardim

Sabonetes Artesanais

Alguns vídeos na internet ensinam a fazer barrinhas de sabonetes cheirosas e bem bonitas. Depois de fazer os sabonetes é só fazer uma embalagem simples e fofa pode envolver o sabonete com juta, palha, tule ou algum tecido com estampa floral ou com tema que combine com a linha decorativa da festa.

 sabonete artesanal

Potinhos de doce

Para isso você pode utilizar pequenos potinhos de vidro e colocar jujubas ou algum doce bem gostoso (doce de leite, de abóbora, brigadeiro de colher, enfim são muitas opções) na frente do vidro você pode colocar um adesivo redondinho com suas iniciais, as iniciais do noivo e a data do casamento. Para deixar mais charmoso cubra a tampa do potinho com algum tecido de estampa florida ou juta.

 

potes de vidro com jujuba

pote de doce

Sacola Retornável

Essa lembrancinha além de ser algo útil para o dia a dia ainda pode ser útil no dia do casamento, pois dentro da sacola você pode colocar os chinelos que são dados para as mulheres. Para fazer sua lembrancinha personalizada compre sacolas retornáveis cruas sem estampa/escrito. Daí utilizando uma tinta para tecido use sua criatividade e pinte alguma coisa nas sacolas – de preferência algo que esteja relacionado ao universo do casamento.

sacola retornável

Bem noivinhas essas são as dicas que tenho para vocês sobre DIY e espero sejam úteis.

Beijos e até a próxima.

Créditos das fotos: Algumas minhas e do Pinterest

DIY Decoração de Casamento