Noivinhas, como vocês sabem está super em alta casamentos ao ar livre, seja na praia ou no campo; de manhã ou no fim da tarde, aproveitando o belíssimo pôr do sol. Mas algumas coisas merecem sua atenção para que a cerimônia e a recepção aconteçam conforme o esperado. Esse post tem tudo sobre um casamento na praia.
Então vamos mergulhar em mais informações sobre esse universo delicioso dos preparativos do casamento.
Muitas noivas são tradicionais e optam por se casar na igreja, mas hoje cada vez mais noivas estão fascinadas pelo casamento ao ar livre.
Casamento na praia
Na minha humilde opinião o casamento na praia é um dos mais bonitos. A natureza nos proporciona a mais linda decoração e o ambiente é tranquilo e informal. Acho fascinante um cenário natural, areia branca e céu azul!
Um casamento na praia é organizado da mesma forma que um casamento nos lugares mais tradicionais, porém algumas particularidades devem ser levadas em consideração. Então aí vão algumas dicas:
– Noiva –
Vestido
Se jogue nas rendas! Use vestidos mais fluidos, decote nas costas super combina. Para esse tipo de casamento o recomendado é: chiffon, renda, seda e organza.
Penteado
Amoo de paixão tranças. Acho que combina, fica romântico, perfeito e lindo! Mas você pode optar também por cabelos mais frisados com ondas mais soltas e arranjos de flores naturais. Ou um coque mais desestruturado, que também fica lindo!
Calçado
Para os pés temos pelo menos três opções:
- Algumas noivas que casaram na praia optaram por casar descalça. Isso mesmo! Essa é uma opção confortável que a praia possibilita. Acho que fica muito bacana.
- Caso você não seja tão ousada, pode optar pelas barefoot sandals de crochê ou pedraria. Acho um acessório lindo e muito charmoso.
- Se você não curtiu as dicas acima pode escolher uma rasteirinha que combine com seu estilo e seu vestido. Lembre-se que a areia da praia é fofa então é preciso escolher um calçado que não atrapalhe sua caminhada.
Amo salto e não abro mão, o que eu faço? A melhor opção é não fazer a cerimônia na areia e escolher um salto mais grosso para não incomodar afundando o tempo todo.
Noivo
Depende do estilo dos noivos. As opções mais usadas são terno claro de linho ou apenas uma camisa branca com uma calça social clara. Fica bonito e em harmonia com o ambiente.
Convite
Abuse da criatividade! O convite pode ser temático. Convites em forma de pergaminho dentro de uma garrafinha, em formato de concha ou de estrela do mar. Tenha em mente que o convite precisa refletir o casamento e a personalidade dos noivos.
Decoração
Como dito anteriormente a praia em si já possui uma decoração natural e maravilhosa, mas você pode complementar com alguns itens.
Primeiro, sempre tenha em mente que tudo precisa ter a ver com você.
Artigos de conchinhas e estrelas do mar são bem tradicionais para esse tipo de casamento. Se optar por usar flores na decoração lembre-se que por causa do calor e sol forte elas podem murchar rápido. Então converse com seu florista e procure saber quais são os tipos mais resistentes. Como o ambiente é aberto pense também que o vento costuma balançar tudo, por isso, prefira uma decoração mais rasteira no corredor até o altar. Flores pequenas em bases mais baixas ficam lindas.
Não esqueça da iluminação, após o pôr do sol o uso de tochas torna o ambiente romântico e muito agradável. Sua festa terá um ar de luau.
(Opções: Flores: Rosa, Callas, Lírio, Astromélia, Margarida e Girassol. Ervas: Manjericão, Alecrim, Trigo e Arruda)
Menu
Escolha um cardápio mais leve e use bebidas refrescantes. Elabore, juntamente com o buffet a forma de apresentação dos finger-foods para exibir de maneira criativa o menu escolhido. Frutas, sucos naturais, águas aromatizadas, sorvetes e frutos do mar são uma ótima pedida. O bolo, um dos destaques do casamento, pode vir em tons claros, com elementos do mar ou rendas.
Lembrancinhas
Sandálias personalizadas, garrafinhas de água mineral ou aromatizada para matar a sede, velinhas em conchas, ou barquinhos com os nomes dos noivos e a data.
Estação do ano
Um dos maiores medos ao se escolher casar ao ar livre é a chuva! Vivemos em um país tropical então não há como garantir que não vá chover. Então tenha um plano B; afinal você não quer que esse dia planejado com tanto carinho, literalmente vá por água abaixo. Minha sugestão é: caso o local escolhido não tenha um espaço coberto para realizar a cerimônia, inclua no seu orçamento o aluguel de uma tenda.
O verão tem suas desvantagens – valores elevados para hospedagem, temperaturas altas e chuvas diárias – Aposte na primavera ou no outono, pois as temperaturas são amenas, o que deixa tudo mais confortável.
Custos e Licenças
Quanto aos custos, não vão muito além do que qualquer outro tipo de casamento. Algumas praias exigem licença da prefeitura para que o casamento seja realizado areia. Procure saber das exigências da cidade ou praia escolhida antes de fechar o local, pois são gastos, tarefas e responsabilidades a mais que devem estar no papel.
Música
A música é um dos pontos altos de toda festa e super combina uma música ao vivo. Mas o gênero musical vai de acordo com a preferência e o estilo do casal. Converse com os músicos, pense em tudo que é preciso, desde o local onde será colocado o som, se vai ser banda, DJ.
Terá pista de dança? Em caso positivo vocês precisam pensar se a pista será construída ou será na areia mesmo.
No próximo post vamos falar sobre casamento no campo.
Veja também nosso post sobre o vestido de noiva ideal.
Beijos e até a próxima!
Créditos das fotos: Pinterest