Qual vestido de noiva escolher ?

Qual vestido de noiva escolher

Esse é um grande dilema para a grande maioria, senão para todas, as noivas. Qual vestido de noiva escolher ? Qual é o vestido ideal? Off White ou branco?

As pessoas criam grande expectativa e imaginam como será o vestido da noiva, qual será o estilo, qual será o modelo. E quando a noiva entra não tem uma pessoa que olha curiosa para ver o vestido eleito.

Quem já se casou sabe como é difícil escolher o vestido certo, e o quanto nós andamos a procura do vestido dos sonhos, aquele que idealizamos desde criança, e que ao vestir nos sentimos uma verdadeira princesa!

Para falar sobre vestido de noiva precisamos voltar no tempo e considerar alguns pontos importantes…

Simbolismo

O casamento simbolizava principalmente a união dos bens e recursos entre duas famílias, por isso desde os tempos mais antigos era tradição a noiva usar uma vestimenta especial e luxuosa, o vestido que dizia que a família da noiva tinha posses.

Cor

Nem sempre a cor branca foi a queridinha das noivas. Anteriormente, as noivas se casavam de cores variadas, e acreditem, até mesmo de preto!

Como chegamos ao vestido branco? Não há um consenso sobre a origem dessa tradição, mas temos uma história sobre três rainhas diferentes: há registros que indicam que a rainha Mary Stuart, da Escócia, foi a primeira a aderir a essa cor, ainda no século XVI. Ela teria feito essa opção para homenagear a família Guise, de sua mãe, cujo brasão era branco.

Outro relato, aponta que foi a Rainha Maria de Médici, da França, no século XVII, que causou um alvoroço na Corte ao ser a primeira mulher que decidiu se casar com um traje branco, o seu vestido ainda tinha detalhes em dourado e decote quadrado. Para época isso foi uma ousadia inédita, pois a estética religiosa vigente indicava o uso de cores escuras e vestidos fechados até o pescoço.

História da cor no Brasil

A história mais conhecida no Brasil conta que o branco foi impulsionado pela Rainha Vitória como nova tendência, embora só se tenha popularizado a partir do século XX.
A tradição do vestido de noiva branco começou no século XIX quando a rainha Vitória escolheu um modelo de cetim branco debruado de flores de laranjeira. A tendência espalhou-se rapidamente pela nobreza e pelas mulheres de classe alta. Vitória foi uma das primeiras nobres a se casar por amor e isso talvez tenha transformado o vestido branco em um símbolo do romantismo.

Mas sempre resta aquela dúvida relacionada ao modelo. O modelo precisa ter a ver com o estilo pessoal da noiva, com o horário da cerimônia e onde esta será realizada. Uma cerimônia noturna em local fechado combina com modelos mais volumosos, com mais bordados e pedrarias. Já uma ao ar livre, durante o dia, fica melhor com um vestido mais leve e mais delicado.Ao escolher seu vestido leve em consideração o conforto. Vai ter recepção? Em caso positivo, opte por um vestido que lhe permita dançar, abraçar as pessoas, comer… enfim que você possa fazer tudo que quiser sem nenhum desconforto.

Tenha a mente aberta e não procure todos os estilos em um único vestido. Prove muitas opções pois você precisa ver o caimento do vestido no seu corpo. É interessante levar uma ou duas pessoas para te ajudar na escolha, mas essas pessoas precisam conhecer seu estilo, ser sinceras e dispostas a ajudar.

Qual vestido de noiva escolher ?

Outra coisa importante a ser considerada é o estilo do seu corpo. Vamos as dicas:

Triângulo invertido

Escolha destacar a parte inferior do corpo.

Opte por modelos de saia em “A” e decote em “V”, corpete com saia em camadas, ou o modelo princesa.

Fuja dos vestidos de corte reto e dos modelos sereia.

Oval

Escolha destacar colo e braços.

Opte por modelos com marcação abaixo do busto, essa escolha vai dar a impressão de que a cintura é menor. Acinturado com saia evasê e saia em “A” e decote em “V” equilibram este tipo de corpo.

Fuja dos vestidos modelo sereia.

Pêra

Escolha destacar a parte superior do corpo.

Opte por modelos Acinturado com saia evasê, saia em “A” com detalhes na barra, e acinturados com saia reta e gola mais alta.

Fuja do modelo sereia e vestido com cintura baixa.

Retângulo

Escolha destacar sua cintura.

Opte por modelos acinturados com saia evasê e princesa.

Fuja dos vestidos de corte reto.

Ampulheta

Escolha destacar sua cintura

Opte por modelos de corte reto, princesa, sereia, cintura um pouco mais alta com a saia em “A”.

Fuja dos modelos de cintura mais baixa.

Após identificar o estilo do seu corpo, olhe na internet modelos que combinam com você e com o estilo da sua cerimônia, salve alguns modelos e faça uma seleção das lojas que têm os vestidos que mais lhe agradam. Antes da visita, é interessante que você e faça uma pré-pesquisa sobre a faixa de preços. Ao visitar as lojas sempre faça anotações sobre os modelos que você mais gostou em cada lugar. Visto que a maioria das lojas proíbe que os vestidos sejam fotografados, tente se organizar para lembrar dos modelos que você mais gostou anote algumas particularidades do vestido.

Considerações finais

Por fim, saibam que encontrar o vestido de noiva não significa que você terá que desembolsar uma fortuna. Com dedicação e pesquisa é possível encontrar alternativas para não gastar tanto e ainda assim ficar bem vestida. Uma dica é: caso tenha a oportunidade de viajar para o exterior não deixe de visitar algumas lojas, os vestidos são incríveis e você vai economizar.

Bem espero que tenha conseguido ajudar de alguma forma. Noivinhas de plantão tenham em mente que o casamento é o seu grande dia então escolham um vestido que as faça sentir especial e belíssima. À altura de uma das ocasiões mais importantes da sua vida!

Atuo como fotógrafa no ramo de fotografia em Belo Horizonte – BH/MG. E abaixo segue algumas fotos que podem servir de inspiração na escolha do vestido ideal.

vestido de noiva sereia
vestido de noiva sereia
Vestido noiva camadas
Vestido noiva camadas
vestido noiva clean
vestido noiva saia evasê
vestido noiva clean
vestido noiva clean
vestido noiva decote fechado
vestido noiva decote fechado
vestido noiva decote pescoço
vestido noiva decote pescoço
vestido noiva evasê
vestido noiva evasê

 

vestido noiva gripir costas
vestido noiva gripir costas
vestido noiva gripir frente
vestido noiva gripir frente
vestido noiva inverno
vestido noiva inverno
vestido noiva renda francesa
vestido noiva renda francesa
Vestido de noiva Laço
Vestido de noiva Laço
vestido noiva renda gripir
vestido noiva renda gripir
vestido noiva renda
vestido noiva renda
Vestido noiva rendado
Vestido noiva rendado
vestido noiva tomara que caia
vestido noiva tomara que caia
Vestido Rendado
Vestido Rendado
vestido noiva clean
vestido noiva saia evasê
vestido com babado
vestido noiva saia em camadas e cauda

 

Créditos das fotos: Todas as fotos são de minha autoria, Catarina Subotin.