Gafes no casamento

gafes-no-casamento

Noivinhas, hoje venho com um post, relativamente engraçado, falando sobre algumas gafes em casamentos que devem ser evitadas. Algumas são bem óbvias, outras nem tanto. Essas dicas valem não só para os noivos, mas também para os convidados. Então noivinha, depois de ler esse artigo vale enviar o link por whats app para as amigas, todos estarão por dentro das regras básicas e seu casamento ficará livre dos micos.

Convite

O convite de casamento merece sua atenção, muitas vezes o convite é o primeiro contato que os seus convidados terão com seu casamento.

Ortografia e Design

Dê atenção a ortografia, peça para que outra pessoa leia para checar as palavras e o texto. Se certifique de que o endereço do site está correto, bem como a data, horário, endereço da cerimônia e o nome do convidado.
Outra dica é: não use etiquetas autocolantes com os nomes dos convidados em seus convites; fica muito mais fino mandar fazer caligrafia artística com os nomes dos convidados, assim seu convite estará à altura de uma ocasião tão especial.

Presentes

Deixe o convidado livre. Não peça presentes através do convite e nem deixe algum recado informando que não deseja presentes. A lista de presentes pode constar no site. Os casais que não farão site, poderão simplesmente informar o nome da loja a quem perguntar. Outros optam por colocar um pequeno lembrete impresso informando sobre a loja onde está a lista deles.

Recados indiscretos

Não coloque informações quanto a proibição de crianças em sua cerimônia. Se desejar fazer alguma indicação sobre o tipo de roupa, faça no convite da recepção no canto direito. Caso seu convite seja combinado para cerimônia e recepção pode especificar essas informações.

Noivos

Atrasar

Alguns minutos de atraso são toleráveis, mas é importante entender que atraso não é chique, é indelicado. Atualmente, alguns padres até encurtam a cerimônia quando a noiva atrasa.
Outra coisa bem indelicada é pressupor que os convidados atrasarão e colocar no convite que a cerimônia vai começar 10 ou 15 minutos antes do horário real.

Presentes

Não coloque na sua lista apenas presentes caros, isso passa uma impressão ruim. Faça a lista com a maior variedade de presentes possível.
Presente não se pede, então não peça presentes específicos para os padrinhos, isso os deixa em uma situação constrangedora, o que você pedir pode fugir do orçamento do padrinho. Deixe que eles perguntem.
E não se esqueça de agradecer, vocês podem deixar prontos cartões de agradecimento e enviar à medida que os presentes forem chegando. Vocês também podem usar a tecnologia a seu favor por fazer um cartão de agradecimento virtual e enviar por e-mail ou whats app.

Tamanho da igreja

É desconfortável uma igreja muito pequena para muitos convidados, e se a igreja é muito grande para poucos convidados, também  fica uma situação meio constrangedora, parece que o evento não foi prestigiado.

Cortar gravata/passar o sapato da noiva

Dizem as regras de etiqueta que é deselegante; pensa comigo: o convidado já gastou dinheiro com roupa, maquiagem, cabelo, presente e ainda vem pedir dinheiro na festa? Alguns não podem mesmo contribuir e por constrangimento e para não receber aqueles adesivos de ‘mão de vaca’ acabam saindo chateados. Fazer esse tipo de “brincadeira”, no entanto,  depende muito do perfil dos noivos e dos convidados, se eles já estão acostumados a casamentos com esse costume.

pedir-dinheiro-na-festa

cortar-a-gravata-do-noivo

Beber demais

Se você beber demais não vai conseguir aproveitar seu casamento, um evento especial muito esperado que você passou tanto tempo planejando. Além disso todo excesso é algo deselegante.

beber-demais

Casamento diurno com bouquet escuro

Se a sua cerimônia acontecer entre 9h e 17h não escolha flores em tons escuros para compor seu bouquet. É mais apropriado que ele seja claro, pequeno e arredondado.

Dizer não, de forma grosseira, a quem se ofereceu para ser madrinha

Tenha consideração pelos sentimentos da pessoa, não fale de uma forma que vá magoar. Explique de maneira carinhosa, diga o quanto você gosta e estima a pessoa, mas que não poderá chama-la para madrinha por motivos familiares:  gosto da mãe, gosto do noivo ou sua relação com a própria pessoa.

Mãe/pai dos noivos

Mães dos noivos com cores escuras

Mamães, lembrem que o dia é de alegria de celebração, nada de cor escura. A cor preta deve ser excluída das opções.

mae-de-preto

Pais divorciados

Aqui existem duas situações: se eles são separados, mas sabem conviver socialmente ok, eles vão fazer um esforço pelos filhos e ficarão juntos no altar. Se eles não se toleram é melhor não forçar, isso pode acabar gerando um clima ruim.

Madrinhas e Padrinhos

Atraso para a cerimônia

Vocês são convidados de honra. Seria deselegante e indelicado da sua parte atrasar para o dia mais importante de um grande amigo (a).

Cor da vestimenta das madrinhas

O bom senso é: nada de branco, nude, off white e preto. O branco é a cor clássica da noiva, e segundo uma tradição cultural que veio de Portugal a madrinha vestir preto para a cerimônia seria uma forma de mostrar desagrado, protesto ou contrariedade à ocasião. Quanto aos adornos não seria de bom tom as madrinhas usar acessórios exclusivos da noiva (exemplo: fita, flor, coroa, tiara), isso é uma exclusividade dela.

madrinha-de-branco

Dizendo não a um convite de madrinha

O nome já diz: é um convite e não uma intimação, então se não puder aceitar, recuse com educação explicando seus reais motivos (financeiros, emocionais ou pessoais). Se o casal realmente gostar de você eles vão entender.

Excesso de selfies e fotos

Observem e apreciem a cerimônia. Os fotógrafos estarão lá com a missão de registrar tudo, então relaxa, não precisa tirar um milhão de fotos. Aprecie a emoção dos noivos, a entrada da noiva. Vocês são figuras especiais na vida dos noivos então curtam o momento e registrem tudo na memória de vocês. Fotos com moderação.

exagerar-nas-fotos

Convidados

Levar penetras

Caro convidado, não interfira na festa alheia. Não leve pessoas que não foram convidadas, se atenha as informações expressas no convite. Se no convite está escrito Sr. e Sra. de tal, então apenas eles, serão os convidados. Quando está escrito “xxx e família”, é permitido levar outros membros da família, que residem na mesma casa que você.

Brigar pelo bouquet

Amiga, o bouquet não faz milagre, ele não é um amuleto que vai trazer o seu amor em 3 dias. Na hora que a noiva jogar o bouquet nada de empurra-empurra, aglomerações e disputas!

brigar-pelo-buque

Vestimenta inadequada

Lembrem-se que o foco da atenção é a noiva e não você. Então nada de aparecer de roupa branca, off white ou nude. Ao escolher seu look tenha bom senso, talvez não seja muito indicado vestidos muito curtos, extremamente justos e decotados. E homens devem apostar em ternos.

Ignorar o pedido de confirmação de presença

Se no convite existe um pedido de confirmação de presença confirme sua presença; normalmente vem escrito assim: “RSVP” que é a sigla da expressão francesa “Répondez S’il Vous Plait” que em português significa “Responder Por Favor”. Então tirar um tempinho para responder é de bom tom, educado e delicado de sua parte.

Ir só na festa

Amigos, não faça com os outros aquilo que você não quer que façam com você. É deselegante e indelicado ir apenas na festa. Caso você tenha algum compromisso muito importante no horário da cerimônia (por exemplo, compromisso de trabalho) avise os noivos antes e pergunte se eles se importariam se você der uma passadinha na festa para dar um abraço neles.

Levar para casa doces e arranjos de flor

Se o doce faz parte da lembrança, ok você pode levar para casa. Do contrário não encha sua bolsinha com doces.
Quanto aos arranjos, nada de sair desmontando a festa alheia. Deixe o arranjo no seu devido lugar, a menos que seja informado que é uma cortesia.

Levar presente para a festa

A lista de presente está aí para te salvar, você pode fazer a compra online e pedir para entregar no local sugerido pelos noivos. Se não tiver indicação mande entregar na casa dos pais ou dos noivos junto com um cartão.

Exagerar nos comes e bebes

Lembre-se que aquela não será a última refeição da sua vida. Excesso e exagero nunca são bem-vindos. Então a dica é: moderação. Além disso, ninguém merece aguentar gente bêbada.

Excesso de fotos com o celular

Amigo, você não é o fotógrafo oficial da festa então nada de ficar incomodando noivos e convidados com muitas fotos e selfies.

 

O casamento é um evento muito importante na vida das pessoas, por isso todos se planejam e ficam atentos aos detalhes, tentamos não falhar em nenhum ponto. Espero que esse artigo tenha sido de ajuda e que o casamento de vocês seja um sucesso, livre de micos e gafes.

Beijos e até a próxima
Fotógrafa de casamento em BH – Catarina Subotin

Créditos das fotos: Google imagens