Como organizar um chá de panela

como organizar um chá de panela

Oi oi novinhas lindas, no post anterior falamos um pouco sobre o chá de lingerie, agora vamos dar algumas dicas de como organizar um chá de panela (ou chá de cozinha).
O chá de panela é uma reunião entre amigas e amigos que se dá antes do casamento; convidar, ou não, homens fica a seu critério, a ideia é que seja um momento divertido, descontraído, com brincadeiras, comidinha boa e música. Então vamos ao que interessa…

Como organizar um chá de panela

Data e local

O chá de panela pode ser feito entre 1 e 3 meses antes do casamento. Mas fiquem atentas aos compromissos de noiva, que são muitos. Assim como no chá de lingerie, seria mais legal se as madrinhas/amigas da noiva organizassem a “festinha”. Quanto ao local, pode ser na casa de alguma das amigas, na casa dos pais da noiva ou em algum salão de festa, por exemplo o salão de festa do prédio de alguma amiga.
PS: O fato do chá acontecer com pouca antecedência ao casamento não significa que tudo será planejado em cima da hora. Para que tudo ocorra de forma tranquila é necessário se planejar bem.

Convidados/Convites

Convide as pessoas mais próximas da noiva: amigos e familiares. A noiva deve ser consultada sobre convidar apenas mulheres ou convidar homens também, eu particularmente acho que não tem nada demais convidar homens (deixo as luluzinhas apenas para o chá de lingerie e no chá de panela reunimos os dois clubes, luluzinhas e bolinhas, rsrs)
O convite pode ser virtual (enviado por e-mail ou whatsapp) ou pode ser impresso e entregue pessoalmente. O legal é fazer um convite personalizado bem fofo e enviar com antecedência.Olhe só esses modelos:

convite chá de panela

ideia de convite chá de cozinha

Lista de presentes

É importante que a noiva tire tempo para fazer uma lista do que ela realmente precisa, se você mora sozinha já sabe o que é útil e essencial em uma cozinha, mas caso você more com amigas ou com os pais vale dar uma pesquisada (pode apostar você vai descobrir muitas coisas! rsrs. Eu, por exemplo, não fazia ideia da importância de um bom jogo de facas, uma colher conhecida como pão duro, timer de cozinha, forminhas de silicone, fouet, etc)

Comes e bebes

Primeiro é importante definir um cardápio que esteja de acordo com o gosto da noiva e da turma reunida. (Exemplo: não dá para ser churrasco para uma noiva vegetariana).
Algumas opções são:
– Churrasco
– Comida de boteco
– Salgadinhos e mini sanduíches (mini hambúrguer, mini cachorro quente)
Ou você pode fazer um chá mesmo, em um fim de tarde, que combina com pães, tortas, pão de queijo, biscoitinhos e quitutes. Dependendo da época do ano pode ser servido chocolate quente, ou caldinhos bem quentinhos. Outra opção é pedir para que os convidados levem um prato de salgado ou de doce e você fornece as bebidas. Isso é compreensível pois todos sabem que casamento envolve muitos gastos então não há nenhum problema que os convidados contribuam levando coisinhas de comer.

bolo chá de panela

comes e bebes chá de cozinha

mini hamburguer chá de panela

opção de bolo decorativo chá de panela

sanduíche chá de panela

Decoração

O espaço precisa ser aconchegante e a decoração contribuirá muito para isso.
Pode-se usar cores mais vibrantes se quiser um visual mais descontraído.
Se não quiser ousar muito pode apostar em tons pastéis. Uma boa escolha é usar itens de cozinha para decorar (como ilustrado nas fotos abaixo).
No meu chá de panela minhas amigas fizeram um varal com pregadores fofinhos e escreveram mensagens bonitinhas.
Outra ideia legal é colocar algumas fotos dos noivos com os convidados. Elementos rústicos e de madeira dão um toque especial a decoração.

varal com mensagem chá de panela

 

ideia de decoração

decoração ralador com iluminação chá de panela

decoração colher de pau

Lembrancinhas

Seguindo o tema da festinha a lembrancinha pode ser algum utensílio de cozinha (Exemplo: mini raladores)
Outra opção legal são docinhos, quase todo mundo gosta de doce, brigadeiro de copinho, trufas, bombom, pão de mel, cupcakes…
Mais sugestões:
– Vidrinhos com geleias ou doces

– Caderninho de anotações
– Imãs de geladeira
– Caixinha de chá
– Muda de flores ou temperos
– Chaveiros
– Sachês perfumadoslembrancinha para chá de panela

lembrancinha chá de panela

lembrança chá de panela

lembrancinha chá de cozinha

Brincadeiras

– “Descobrir o dono do presente”
Coloque no presente um bilhete, sem identificação, com algum traço de personalidade da noiva. A noiva precisa acertar quem escreveu o bilhete e comprou aquele presente, se ela errar paga um mico.

– “Eu? Nunca! ”
A noiva conta alguma coisa ou uma situação que ela nunca fez. As convidadas que já tiverem feito o que a noiva disse devem chupar meio limão, tomar um gole de uma bebida forte ou comer algo estranho (o “castigo” vai de acordo com a criatividade da turma.)

– “Os noivos são prendados? ”
Nessa brincadeira os noivos passarão por um circuito de atividades domésticas cronometradas. Exemplo: dobrar um lençol com elástico em 40 segundos; acertar temperos com olhos vendados, com os olhos vendados tatear objetos de cozinha e tentar adivinhar o que é. Se eles acertarem abrem um presente se errarem pagam um mico.

– “Você conhece bem o seu amor? ”
Faça um questionário com perguntas básicas: dia do primeiro beijo, comida preferida, carro dos sonhos,pior defeito, melhor qualidade…. Os noivos podem usar quadros negros (pequenos) para escrever com giz as respostas, daí eles viram os quadros para que os convidados vejam as respostas, se a resposta coincidir eles abrem um presente, se estiver diferente pagam uma prenda.

– “Love Story”
Os noivos contam sua história de amor e os familiares ou amigos vão sugerindo objetos que devem ser utilizados enquanto a história é contada.

Considerações finais

Bem noivinhas e amigas/madrinhas da noiva, acho que o chá de panela é uma oportunidade para já começar a curtir o clima de festa e dar boas risadas. Espero que as dicas tenham sido úteis e que o chá de panela organizado por vocês seja algo único e especial.

Continue navegando na ABA artigos aqui do blog e tenha acesso a diversas outras dicas para o seu casamento. Sou fotógrafa em Belo Horizonte e estou disposta a ajudar você no que precisar!

Beijos e até a próxima.
Créditos das fotos: Pinterest